segunda-feira, 13 de julho de 2009

JARDIMPERY.COM ENTREVISTA O GRUPO EMORTAIS


Pery.com: De onde que é o grupo Emortais?
E.MORTAIS: Lado Norte de Sampa, Jardim Peri.

Pery. Com: Apresentem a formação do grupo.
E.MORTAIS: Até Outubro de 2006 éramos em 6, mas, no fim de outubro perdemos um dos integrantes, nosso Irmão Querido Moisés-MV, vítima da violência urbana e, em fevereiro de 2009 o Integrante Crayzie Dog decidiu sair para seguir carreira solo. Hoje somos 4 integrantes, 3 MC’s (vocalistas) e um DJ, com a formação atual: Lingo, Joker, Lay e DJ Castro.
Pery.com: Quem faz parte do E Morais e o que faz cada integrante?
E.MORTAIS: Além dos Manos citados acima, temos uma "Família" de manos que somam conosco em todos os momentos, são eles: Rodrigo Mendonça, Flávio Fabicine, Robinson Dias, Andréa, Flash, Madruga, Gladiadores da Rima, Ney, Ne, Nossas famílias, E muitos manos do Bairro que nos apóiam tanto na correria do RAP quanto nos projetos.

Pery.com: Falem um pouco como e desde quando começou o grupo.
E.MORTAIS: Através da nossa amizade e infância junto e por curtimos o mesmo som, nisso resolvemos formar um grupo de RAP + ou - em novembro de 1997, procurando sempre, com idéias certas, relatar em nossas composições a realidade e denunciar, pois este é o verdadeiro espírito do RAP.


Pery.com: Conte pra galera oi porque do nome E mortais?
E.MORTAIS: O "E" do E. Mortais, é a abreviação de Elos, que torna o nome Elos Mortais, que significa uma Corrente de amizade eterna e cada pessoa que participa desta família é um "Elo" desta corrente.


Pery.com: Ja gravaram cd, o que o grupo já tem preparado no forno pra ser lançado?
E.MORTAIS: Ainda não gravamos CD, mas temos muitas faixas gravadas e estamos preparando algo pra lançar futuramente.

Pery.com: Nas letras das musicas é notável o questionamento da problemática da periferia, pra vocês qual a importância de uma letra.
E.MORTAIS: Uma composição é parte do espírito revolucionário de um Grupo, pois é na letra da música que revelamos nossos pensamentos e personalidade do grupo, é preciso ter cuidado com o que escrevemos e cantamos.


Pery.com: Quem escreve as letras?
E.MORTAIS: Todos. Escolhemos um Bit e cada um escreve sua parte de acordo com o tema sugerido.


Pery.com: E as bases e arranjos nas músicas quem é que desenvolve o trabalho para as músicas do grupo?
E.MORTAIS: Já tivemos a produção de uma gravadora independente que nasceu na Brasilândia a Primeira Custódia Records, até o fim de 2007, e depois de quase dois anos estamos agora com a produção de Rodrigo Mendonça do Grupo Obscuro.


Pery.com: O que o rap representa na vida de vocês?
E.MORTAIS: O Rap é o movimento Musical Revolucionário 100% Periférico que nos dá a liberdade para ser Livres, é a voz da favela, um movimento tão rico culturalmente falando que até a elite quer se apossar do movimento e tornálo, "POP".


Pery.com: Muitos grupos começaram questionando, mas quando veio o sucesso logo deixaram de lado a posição da critica, pra vocês o que é "se vender"?
E.MORTAIS: Se vender é abandonar suas raízes, é colocar o dinheiro acima de sua História de Vida.


Pery.com: Citem nomes de grupos ou rappers do agrado de cada integrante.
E.MORTAIS: Nacional: "Sabotagem o eterno", RZO, Consciência Humana, Dexter, DMN, CaGêBe, entre outros. Importado: Bone Thugs-n-Harmony, Tu Pac, NWA, Eazy-e, Snoop Dog, entre outros.


Pery.com: E as influências, qual Mc, Dj, ou o que mais influenciou o estilo e a atitude do grupo?
E.MORTAIS: Temos influência total do grupo norte americano, Bone Thugs-n-Harmony.

Pery.com: Fale um pouco da convivência dos membros do grupo com a comunidade do Jardim Pery?
E.MORTAIS: Somos o Jardim Peri, temos orgulho de nosso bairro, e nossa força e arte vem da luta de cada morador interessado na melhoria do bairro. e achamos que todos os grupos daqui deveriam ter este pensamento.


Pery.com: Uma palavra muito comentada em letras de diversos grupos de RAP nacional e internacional é ‘’ revolução’’, o que é revolucionar na visão de cada um vocês?
E.MORTAIS: Revolucionar é lutar a todo o momento contra a tirania e não baixar a cabeça e fechar os olhos pra realidade cruel que vivemos.


Pery.com: Vocês ainda sentem algum tipo de preconceito em relação ao rap e hip hop?
E.MORTAIS: Infelismente vai demorar pra se extinguir esse preconceito contra o RAP, mas a luta continua.


Pery.com: Na atualidade muitos grupos tem o engajamento do evangelismo através da música, como vocês vêem o Rap dentro desse comportamento?
E.MORTAIS: O importante é o respeito mútuo.

Pery.com: No momento atual o Brasil esta sendo governado por uma pessoa simples, operário que veio do seio da pobreza, o que vocês vêem de mudança a partir da periferia, podemos mudar o destino triste do nosso bairro, da nossa cidade e do nosso país, como o RAP pode colaborar com isso?
E.MORTAIS: As mudanças da periferia acontecem através das ações de pessoas que querem a melhoria do bairro. mais Infelismente essas pessoas são minoria. O RAP pode colaborar com esta situação, através de projetos, movimentos e principalmente pregando a união comunitária através de suas composições.


Pery.com: Alguma novidade que o grupo esteja preparando, musicas novas, shows ou outras manifestações e queira comentar?
E.MORTAIS: Além de novas composições, a maior novidade é que o E. Mortais vai trabalhar com a conscientização Ambiental em suas composições, pois temos uma preocupação muito grande com nossa floresta urbana(Cantareira).


Pery.com: Como é o relacionamento do grupo IMORAL com os outros grupos da região, há união?
E.MORTAIS: Temos um ótimo relacionamento com todos os Grupos e bandas que conhecemos, procuramos na medida do possível ajudar nossos companheiros de movimento nos seus projetos e ações, Temos que ter união entre nós pra podermos lutar pelo movimento HIP-HOP e por nossos bairros e quebradas.


Pery.com: Como vocês sabem o nosso site que nasceu aqui no Pery e é totalmente voltado ás questões pertinentes do nosso bairro, fale da convivência com a comunidade do Jd Peri e das perspectivas de mudança deste bairro...
E.MORTAIS: Temos uma ótima convivência com nosso bairro e procuramos participar da maioria das ações que ocorrem por aqui, são muitas as nossas perspectivas, mas tem que ser bem trabalhadas para dar certo.


Pery.com: Deixe um recado para os leitores do site jardimpery.com.
E.MORTAIS: - A todos os leitores do jardimperi.com, deixamos os parabéns por ter o senso crítico de acessar um veículo de comunicação sério e totalmente voltado pra melhoria do bairro. Muita paz a todos.


Pery.com: Não esqueçam de deixar os contatos, live espace, blog´s, emails, mails ou outros meios de comunicação do grupo.
E.MORTAIS: Contatos: www.myspace.com/emortais, comunidade Orkut E. Mortais Mentes-em-Harmonia, Shows 8167-8205, Email emortais@hotmail.com/emortais@gmail.com







** Muito Obrigado a Redação do site www.jardimperi.com e em especial para "Robinson Dias" por nos dar esta oportunidade e por acreditar no bairro assim como o E. Mortais. Paz...

Pery.com: A redação do site pery.com agradece de coração por esta entrevista concedida pelo grupo e deseja muita sorte e sucesso ao grupo IMORTAIS. O céu é o limite quando somos fortes no coração.


Robinson Dias

®www.jardimpery.com

Nenhum comentário:

Seguidores